São Paulo, 16 de Setembro de 2014

Gripe: novos vírus a cada ano.
Época é propícia à disseminação da doença; previna-se.
Macacos oferecem riscos à saúde.
Pessoas devem evitar contato com os animais.

Nariz ressecado: desconforto e risco.

Escrita por Redação Fellows Mkt & Co.
04/05/2011 15:08

Hidratação nasal protege a saúde.

Tempo frio e seco. Pior: poluição, ar-condicionado, mofo, bactérias, vírus, ácaros. Todos esses fatores – e vários outros – são verdadeiros irritantes para o nariz e trazem problemas para a saúde. Mas por que se preocupar com isso se o problema, a princípio, nem parece incomodar?

Muita gente não se importa se o nariz arde ou coça um pouco. A sensação de falta de umidade, porém, é um alerta que deve ser considerado. O nariz é a primeira barreira de proteção do organismo contra substâncias e organismos que vêm de fora, através do ar.

Além disso, o nariz umidifica e aquece o ar antes de ele entrar para os pulmões. Nesse trajeto, o ar passa também pela região da garganta. Estando seco e mal filtrado, microorganismos e partículas podem se alojar no local, podendo causar irritação, inflamação e até infecções. Podem também ser facilitadas contaminações por partículas de poluição e gripes, aumento de crises respiratórias e até problemas pulmonares mais sérios.

Isso tudo porque, quando o nariz está ressecado, sua eficácia no papel de bloquear os agentes que podem fazer esses males fica bastante comprometida. Nessa situação, o ar não é corretamente filtrado nem umidificado. O quadro pode envolver também situações de obstrução nasal, o que normalmente faz o paciente a respirar pela boca – um problema ainda pior, pois a boca não tem a estrutura de filtragem, umidificação e aquecimento do ar como o nariz. Pequenas hemorragias nasais também podem ocorrer.

O que fazer? A dica é cuidar da hidratação nasal. Ingerir boa quantidade de água durante o dia (mesmo em dias frios, em que esse hábito é praticamente esquecido), evitar ambientes poluídos, cuidar da manutenção de aparelhos de ar-condicionado (que, além de retirar a umidade do ar, quando mal limpos acumulam ácaros, mofo, poeira) e utilizar hidratantes nasais (consulte seu médico) são fatores que ajudam a evitar problemas. Não fumar (e evitar ambientes com fumaça de cigarro e outras substâncias irritantes) também é essencial.

O importante é dar atenção ao nariz. Ele é a primeira linha de defesa contra as substâncias e organismos que, em especial em tempo seco, vagam livremente pelo ar.

Comentários

Você precisa se logar para postar comentários.
Voltar ao topo

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - 2ª à 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h