São Paulo, 16 de Julho de 2018

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Vitamina C: sem exagerar.

Escrita por: Redação Fellows Mkt & Co.
13/05/2011 17:29

Vitamina é importante, mas obtê-la por meio de frutas e vegetais é o melhor.

Ela é até popular: muitas pessoas, vez ou outra, recorre a seu uso. Em especial quando estão gripadas, por exemplo. Mas a vitamina C pode realmente ser usada assim?

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma das principais vitaminas das quais o corpo humano necessita para seu bom funcionamento. Ela auxilia as células e tecidos a crescerem de forma adequada e a permanecerem saudáveis. Também é muito útil na prevenção e na resposta a infecções e ao stress. Sua falta pode ocasionar escorbuto (com sangramento das gengivas e perda de dentes), problemas na cicatrização de ferimentos, dores e infecções. Há porém divergências em relação à sua eficácia na prevenção de doenças como gripes e resfriados.

Também não se deve exagerar na ingestão deste tipo de vitamina. Aliás, a melhor forma de obtê-la é consumindo alimentos que a possuem naturalmente, evitando assim recorrer aos comprimidos. Frutas e vegetais, como tomate, laranja, acerola, morango, brócolis, etc., são ricos em vitamina C. Quando, porém, há uma necessidade grande dessa vitamina um médico pode recomendar que a pessoa complemente a ingestão com a vitamina em forma de comprimido ou tablete efervescente. Alguns dos casos em que isso pode ser necessário é na situação de gestantes ou fumantes, por exemplo – mas isso depende de cada caso e é o médico quem deve fazer a avaliação e a prescrição de seu uso.

Não se deve, inclusive, exagerar no consumo: o excesso de vitamina C no organismo pode gerar náuseas, cólicas e diarreia, entre outros possíveis problemas. Também pode haver o surgimento do “escorbuto de rebote”, que é uma reação do organismo semelhante ao escorbuto que pode ocorrer quando o corpo está habituado ao elevado consumo de vitamina C e o suprimento é interrompido de repente.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.