São Paulo, 16 de Julho de 2018

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Fisioterapia oncológica

Escrita por: Redação Fellows Mkt & Co.
07/11/2008 18:22

A busca pela reabilitação e qualidade de vida.

Atualmente, o foco do tratamento de pacientes com câncer mudou, a preocupação passou a ser também com a qualidade de vida que eles vão ter durante e após o tratamento oncológico, não apenas a sobrevivência do paciente.

A fisioterapia oncológica é um dos procedimentos que estão sendo adotados nesse sentido, tanto após uma cirurgia de câncer como também durante todo o tratamento. Esse recurso pode ser utilizado em todos os casos em busca da reabilitação do paciente.

Muitas vezes, a fisioterapia começa no período pré-operatório. O cirurgião encaminha o paciente ao fisioterapeuta especializado para que seja feita uma preparação pulmonar, o que vai facilitar no decorrer da recuperação pós-cirúrgica. Esse tipo de procedimento pode ocorrer, por exemplo, nos casos de tumores de cabeça e pescoço, cirurgia abdominal alta e em pacientes com idade avançada ou ainda com história de tabagismo e sobrepeso, fatores que aumentam o risco pós-operatório.


O tratamento fisioterapêutico também é importante durante as fases de quimioterapia e radioterapia.
É o caso dos tumores de cabeça e pescoço, nos quais a pessoa passa a respirar por um orifício no qual o ar não é previamente filtrado nem aquecido como ocorre com pessoas saudáveis, a fisioterapia tem o objetivo de melhorar essa condição funcional respiratória e evitar distúrbios pulmonares como, por exemplo, pneumonias.


No caso do câncer de mama, o qual dificulta a movimentação do braço, principalmente nos movimentos de abertura lateral, o tratamento auxilia na recuperação e na prevenção dos distúrbios linfáticos.


A fisioterapia tem uma atuação fundamental dentro da oncologia. Não se preocupa apenas com o local afetado pelo câncer, mas com a repercussão do problema em todo o organismo da pessoa, além da auto-estima e qualidade de vida.


A principal meta da fisioterapia oncológica é mostrar ao paciente a necessidade de retomar as atividades diárias e oferecer a ele condições para isso.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.