São Paulo, 16 de Julho de 2018

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Cuidado com as mochilas

Escrita por: Maurício Godoi
27/03/2008 13:52

Pais devem ficar atentos ao peso que os filhos levam à escola

Estamos quase no mês de abril. A esta altura os filhos que estudam já estão enturmados com os colegas de sala. Essa é uma grande preocupação, afinal, o isolamento nunca faz bem a eles. Como não estão mais próximos aos pais como ocorre durante o recesso escolar, é adequado perguntar-se como está a saúde deles, uma vez que o lado social já deve estar consolidado.

Um dos pontos mais importantes é o peso que as crianças tem de levar diariamente às salas de aula. Dependendo da quantidade de material que os menores carregam, a coluna pode sofrer problemas precocemente. O Clube SangueBom traz dicas para que você, de forma rápida, possa identificar se há algum problema que possa atingir o pequeno.

São dois os requisitos que devem ser observados na hora da compra da mochila: a ergonomia e funcionalidade. Veja nos tópicos a seguir a quais sinais prestar atenção:

-Verifique se a mochila se adapta às costas da criança e se a altura está adequada;

-As mochilas devem sempre ter alças duplas, uma em cada ombro, Novamente preste atenção quanto ao comprimento para que seja adequada a altura da criança.

-As malas devem ser colocadas no centro das costas e com fixação anterior com fecho entre o abdome e o tórax. Isso garante a estabilidade e a distribuição do peso durante a caminhada;

-O peso não deve superar aquilo que a criança consiga manusear com conforto. Normalmente, esse índice é de 10% do peso da criança;

-O cuidado deve ser redobrado com as crianças que caminham bastante até a escola ou utilizam ônibus. O sobe e desce de degraus ou rampas pode provocar esforços excessivos e facilitar lesões na coluna se a mochila estiver pesada demais.

-Para saber se a mochila está com sobrepeso para a criança, observe a postura dela ao carregá-la. Se estiver com os ombros inclinados e com o tórax para a frente, algo está errado.

Aqui fica um aviso às escolas também: A saúde da coluna dependerá do peso transportado e da constituição física da criança. Muitas vezes, no mesmo ano, uma criança pode ser mais forte que outra, mas ambas têm a necessidade de carregar a mesma quantidade de material.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.