São Paulo, 15 de Fevereiro de 2019
Escrita por: Maurício Godoi
18/07/2007 15:03
Na dica dessa semana o Clube SangueBom explica como você pode evitar o envelhecimento precoce da pele. Alguns dos fatores que contribuem para que nossa epiderme aparente mais tempo de vida do que realmente temos são bastante conhecidos, como a exposição excessiva ao sol.
Existem ainda outras causas que levam a pessoa a aparentar mais idade do que realmente tem. Entre eles, alguns independem de nossa vontade, pois são causados de acordo com a programação genética de cada indivíduo. É possível retardar esse processo por meio de ações simples e que podem estar ao alcance de todos.
O que você pode fazer:
- Não fumar;
- Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
- Não abusar de bebidas alcoólicas;
- Tratamentos para a pele como peelings ou laser ao menos uma vez ao ano;
- Adotar dieta rica em legumes e fibras;
- Utilizar protetor solar três vezes ao dia;
- Usar cremes específicos para seu tipo de pele;
- Realizar limpeza de pele;
- Hidratar a pele;
Para saber qual é sua tendência genética, deve-se notar a aparência de seus pais ou pessoas mais velhas da família e observar se eles aparentam a idade que possuem ou mais do que eles viveram. Uma forma de conferir esse fator é compará-los a outras pessoas. Quem possui o tom de pele bastante claro deve redobrar a atenção com os itens relacionado acima.
Entre as conseqüências mais comuns do envelhecimento precoce estão o aparecimento de manchas senis, rugas e flacidez excessiva. Entre os problemas, a mais grave é amplamente conhecida: o câncer de pele, o tipo mais comum da doença no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2006 foram registrados cerca de 122,4 mil casos em território nacional.
Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.